• Projeto Turistando com a Comunidade já levou mais de três mil moradores de favelas aos principais pontos do Rio
Publicado em 18/01/2024 - 11:26  |  Atualizado
Moradores da comunidade Curumaú, na Taquara, conheceram o Museu do Amanhã - Prefeitura do Rio

O projeto Turistando com a Comunidade, da Secretaria de Ação Comunitária, vinculada à Prefeitura do Rio, já beneficiou, nos últimos dois anos, mais de três mil moradores de 62 favelas e comunidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS). Ao proporcionar o bom convívio e aumentar a sensação de pertencimento à cidade, a iniciativa combate o estigma da segregação e promove inclusão social.

O projeto já realizou visitas guiadas a diversos pontos, como o Real Gabinete Português de Leitura, Maracanã, Museu de Arte do Rio, Pequena África, Cais do Valongo, Parque Glória Maria, Floresta da Tijuca e Parque Lage.

Nesta quarta-feira (22/11), a visitação aconteceu no Museu do Amanhã, com um grupo de moradores da comunidade Curumaú, na Taquara, Zona Oeste da cidade. Nos últimos dois dias, os locais explorados foram o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Planetário da Gávea. Os próximos roteiros incluem o Mirante Dona Marta, o Oi Futuro e a Lapa Cultural.

O projeto Turistando com a Comunidade tem a finalidade de garantir a moradores de favelas e comunidades o direito de conhecer a cidade onde moram e a oportunidade de visitar lugares que simbolizam a história, a arte e a cultura do Rio. Lançado em dezembro de 2021, o projeto já promoveu 123 visitas acompanhadas por guias de turismo, monitores e supervisores.