• Prefeitura inicia curso de qualificação de líderes comunitários com foco no desenvolvimento sustentável
Publicado em 07/02/2024 - 09:45  |  Atualizado
O tema dos encontros neste primeiro mês é “Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos” - DivulgaçãoO tema dos encontros neste primeiro mês é “Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos” - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, iniciou, nesta terça-feira (6/2), o curso para qualificação de líderes comunitários em favelas e comunidades da cidade, vinculado ao projeto SEAC em Rede. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Ação Comunitária, atenderá 60 pessoas das comunidades do entorno da Praça Seca e da Rua Tirol, na Freguesia, ambas em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

– Com esse trabalho pretendemos oferecer treinamentos para a formação desses gestores, que poderão compartilhar os conhecimentos adquiridos e proporcionar mudanças em seus territórios, visando ao desenvolvimento sustentável e à implementação de políticas públicas qualificadas – afirmou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.

Nesse primeiro dia, as atividades contemplaram 35 moradores inscritos de comunidades do entono da Praça Seca, que se reuniram na Vila Olímpica do Mato Alto. Na quinta-feira (8/2), o curso será realizado na comunidade da Rua Tirol, com 25 pessoas, na Associação dos Moradores da Rua Tirol e Adjacências.

– Vou usar esses aprendizados para melhorar a alimentação e a saúde da minha família e dividir tudo o que aprendi om meus vizinhos – disse Elaine de Oliveira, moradora da comunidade da Chacrinha e aluna do curso.

O tema dos encontros neste primeiro mês é “Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos”, que tem como finalidade possibilitar uma alimentação mais nutritiva e saudável para as famílias. Além dos cursos, serão oferecidas oficinas, rodas de conversa e debates sobre sustentabilidade, direito e cidadania, convivência social, combate a discriminações, regras de limpeza, motivação, relações interpessoais, entre outros, voltados para a Gestão Comunitária, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na Agenda 2030, coordenada pela ONU.

Os trabalhos são conduzidos por uma equipe interdisciplinar, com uma aula semanal para cada turma, com duração de 3h, durante quatro semanas. Os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária nos cursos e oficinas terão direito a certificado. O Seac-Rio em Rede será desenvolvido em todas as regiões da cidade.