• Prefeitura leva grupo de moradores da comunidade Areia Branca, em Santa Cruz, para conhecer Palácio Tiradentes
Publicado em 29/02/2024 - 11:04  |  Atualizado
Moradores de Santa Cruz visitam o Palácio Tiradentes - Divulgação

A Prefeitura do Rio promoveu nesta quarta-feira (28/02) uma visita ao Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, com um grupo de moradores da Areia Branca, em Santa Cruz. A iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária. A Secretaria já organizou 274 visitas guiadas a pontos de atração no Rio, beneficiando 5,4 mil moradores de 116 localidades com baixos índices de desenvolvimento social.

– O Turistando com a Comunidade assegura aos moradores de favelas e comunidades o acesso à cultura e ao lazer de qualidade, promovendo conhecimento, inclusão social e melhoria da qualidade – afirmou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.

Durante a visita guiada, que começou pelo salão de entrada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Palácio, que abrigou a Câmara dos Deputados, entre 1926 e 1960, e foi sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2021. O grupo percorreu os corredores do Palácio, onde estão expostos painéis e obras de arte históricas.

Durante o passeio, o grupo conheceu a biblioteca e o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e suas galerias, onde aconteceram votações importantes da história do Brasil. A visita passou ainda pelo Salão Nobre do Palácio, onde até 1960 eram realizadas as cerimônias de posse de Presidentes do Brasil.

Moradora da Areia Branca, Cecília Toledo participou da visitação e destacou a importância da garantia do direito à cidade para quem vive em comunidades:

– É uma oportunidade que a gente tem de conhecer melhor a história do nosso país e ver ao vivo e a cores tudo isso que está guardado no Rio de Janeiro.

História do Palácio Tiradentes

O local onde está hoje o Palácio Tiradentes é um sítio histórico que guarda – desde os tempos do Brasil Colônia – grande parte da memória política nacional. O primeiro edifício foi construído ali em 1640 e abrigou os primeiros três vereadores eleitos. No andar de baixo ficava a cadeia da cidade que ficou conhecida como a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante três dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Em 1922, o prédio foi demolido para ser construído o grande palácio, cuja arquitetura, em estilo eclético, lembra o Grand Palais de Paris. O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 e hoje está inserido no corredor cultural do Rio de Janeiro.