• Turistando com a Comunidade: Prefeitura do Rio leva moradores da comunidade do Cesarão ao BioParque
Publicado em 11/03/2024 - 13:40  |  Atualizado
Os moradores da comunidade do Cesarão ficaram admirados com o BioParque - Prefeitura do RioOs moradores da comunidade do Cesarão ficaram admirados com o BioParque - Prefeitura do Rio

Um grupo com 46 moradores da comunidade do Cesarão, em Santa Cruz, teve a oportunidade de visitar, nesta quarta-feira (6/3), o BioParque do Rio, em São Cristóvão. O passeio foi promovido pelo projeto Turistando com a Comunidade, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac).

– Nosso objetivo é aproximar os moradores desses espaços, que muitas vezes são inacessíveis, proporcionando experiências culturais e educativas em locais emblemáticos da cidade – destacou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.

Na visitação guiada, que durou cerca de uma hora e meia, os moradores exploraram as diversas atrações do BioParque, como a Ilha dos Primatas, a Savana Africana, a Vila dos Répteis, o Jardim de Burle Marx e a Alameda Macaco Tião. Eles também admiraram mais de 140 espécies existentes no local. O passeio foi enriquecido com conhecimentos sobre fauna, flora e conservação ambiental. O parque foi reinaugurado em 2021, em uma concessão da Prefeitura do Rio com o Grupo Cataratas.

Uma das visitantes, Elizangela Lima, de 42 anos, expressou sua felicidade ao retornar ao local depois de 20 anos:

– Estou amando. Quando estive aqui, anos atrás, era completamente diferente. Achei muito bom. Muita gente tem vontade de vir, mas não tem acesso. Estou feliz por esse resultado e por esse benefício.

Outra integrante do grupo, Alessandra Castro, de 46 anos, ficou fascinada com o espaço:

– Uma experiência fantástica, é muito bacana, muito legal conhecer lugares novos. Adorei a forma como as pessoas podem interagir com os animais e como está organizado. É muito importante proporcionar passeios como esse.

O Turistando com a Comunidade já promoveu 277 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio,  beneficiando 5.555 pessoas de 119 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social.

O BioParque

Localizado dentro do Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, o BioParque foi reinaugurado em 2021 pelo prefeito Eduardo Paes, em parceria com o Grupo Cataratas. O local, que antes era o antigo zoológico, foi remodelado e apresenta um conceito de zoo contemporâneo na área de 60 mil metros quadrados, priorizando o bem-estar dos animais e a conservação das mais de 140 espécies presentes.

O BioParque do Rio de Janeiro funciona diariamente, das 9h às 17h. A venda de ingressos é feita exclusivamente no site do parque.

A Secretaria Especial de Ação Comunitária é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela aproximação da Prefeitura às favelas e comunidades cariocas assegurando a participação popular na Gestão Pública Municipal, dando voz e vez aos moradores. Promove a integração das Políticas Intersetoriais a fim de garantir e facilitar o acesso aos serviços que serão ofertados pela Prefeitura nas comunidades e favelas da cidade.

É responsável ainda por fomentar políticas públicas no âmbito das favelas e comunidades em articulação com o Conselho de Favelas e Lideranças Locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Campo de São Cristóvão, 268 – 4º andar – São Cristóvão – RJ – CEP.: 20921-440

CONTATO:
    secretariadeacaocomunitaria@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)
    acaocomunitariaimprensa@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio