• Programa Seac em Rede é lançado para qualificar líderes comunitários e incentivar a sustentabilidade
Publicado em 31/01/2024 - 09:55  |  Atualizado
A equipe do projeto Seac em Rede - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, lançou nesta terça-feira (30/01) o projeto Seac em Rede. A iniciativa, destinada a moradores de favelas e comunidades cariocas, é focada no desenvolvimento de lideranças comunitárias e tem o objetivo de qualificar esses representantes para atuar em seus territórios. Estão previstas ações educativas, como cursos livres, oficinas, debates, palestras e rodas de conversa, tendo como tema central a Gestão Comunitária, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na Agenda 2030.

– O Seac em Rede é uma oportunidade de reforçar a importância do líder comunitário e fortalecer seu potencial. A formação e o engajamento desses gestores são estratégicos para atuação e avanços em seus territórios. Queremos incentivar o protagonismo e a multiplicação de saberes, visando ao aperfeiçoamento de políticas públicas qualificadas e à redução das desigualdades sociais – afirmou o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Os conteúdos serão voltados a práticas que possam agregar habilidades e conhecimentos, buscando ampliar seus repertórios e capacitação. Os principais temas a serem trabalhados durante os encontros serão sustentabilidade, direito e cidadania, convivência social, combate a discriminações, regras de limpeza, estratégias de segurança, motivação, métodos de negociação, eventos, noções de contabilidade, primeiros socorros, risco e resiliência, mediação de conflitos e relações interpessoais.

O trabalho neste primeiro dia foi conduzido por uma equipe interdisciplinar, que promoveu uma roda de conversa sobre o projeto e uma dinâmica de grupo com os temas “Hortas Comunitárias” e “Quintais Produtivos”. O objetivo é possibilitar a geração de trabalho e renda e permitir a melhoria da alimentação das famílias. Participaram moradores de comunidades do entorno da Praça Seca e da comunidade da Rua Tirol, na Freguesia. Os encontros ocorreram na Vila Olímpica do Mato Alto e na Associação dos Moradores da Rua Tirol e Adjacências, ambas na Zona Oeste.

A partir da próxima terça-feira (06/02) serão iniciadas novas atividades com moradores das duas comunidades que se inscreverem no projeto. Está prevista uma aula semanal para cada turma, com duração de duas horas e meia, durante quatro semanas. Os participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária nos cursos e oficinas terão direito a certificado.

O Seac-Rio em Rede será desenvolvido nas cinco áreas de planejamento (APs) da cidade.

A Secretaria Especial de Ação Comunitária é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela aproximação da Prefeitura às favelas e comunidades cariocas assegurando a participação popular na Gestão Pública Municipal, dando voz e vez aos moradores. Promove a integração das Políticas Intersetoriais a fim de garantir e facilitar o acesso aos serviços que serão ofertados pela Prefeitura nas comunidades e favelas da cidade.

É responsável ainda por fomentar políticas públicas no âmbito das favelas e comunidades em articulação com o Conselho de Favelas e Lideranças Locais.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Campo de São Cristóvão, 268 – 4º andar – São Cristóvão – RJ – CEP.: 20921-440

CONTATO:
    secretariadeacaocomunitaria@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)
    acaocomunitariaimprensa@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio