Prefeitura leva programa Favela com Dignidade ao Complexo da Maré neste sábado

Publicado em 27/02/2024 - 09:41  |  Atualizado
Ação integrada reúne diversas secretarias e órgãos públicos com oferta de serviços gratuitos para moradores - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, leva o programa Favela com Dignidade, neste sábado (24/2), à comunidade Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. A ação integrada terá a presença de secretarias e órgãos municipais e do Governo do Estado, das 9h às 14h, no Ciep Ministro Gustavo Capanema. O endereço é Via A1, s/n.º.

– O Favela com Dignidade garante e facilita o acesso da população aos principais serviços prestados pela Prefeitura para melhorar as condições de vida nas favelas e comunidades – afirmou o secretário de Ação Comunitária, Ricardo Abrão.

Além dos serviços que serão oferecidos durante a ação integrada, o Favela com Dignidade já está executando intervenções na região, como implantação e manutenção da iluminação pública, tapa-buraco e limpeza na área. Os trabalhos estão sendo realizados pela Rioluz, Secretaria de Conservação e Comlurb.

Favela com Dignidade já fez mais de 36,4 mil atendimentos diretos em 25 ações comunitárias integradas

Implantado em 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 25 ações comunitárias integradas, com 36.423 atendimentos diretos. Participarão da ação na Maré as seguintes secretarias e órgãos: Saúde, Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa dos Animais, Educação, Esportes, Pessoa com Deficiência e Conservação, além do Procon Carioca, Defesa Civil, Comlurb, Rioluz, IplanRio, IPP, Detran e Fundação Leão XIII.

Serviços que serão oferecidos no Complexo da Maré (24/2):

Secretaria de Saúde (SMS):

– Avaliação e atualização de caderneta infantil, adolescente e adulto.
– Vacinação contra covid-19 bivalente, influenza, hepatite A e B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B), dTpa (difteria, tétano e coqueluche) e dT (difteria e tétano).
– Realização de teste rápido para detecção de doenças como Sífilis, HIV e Hepatite
– Orientações sobre os cuidados com a saúde do homem e da mulher
– Orientações sobre os cuidados para prevenção de arboviroses (dengue, zika e chikungunya)
– Orientações com a equipe da saúde bucal sobre a higiene oral e oferta de kit de higiene bucal
– Orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, com oferta de preservativos masculino e feminino
– Orientações sobre os males do tabagismo

Secretaria de Assistência Social (SMAS):

– Agendamento para o Cadastro Único
– Orientações para o acesso aos serviços, programas e benefícios socioassistenciais

Secretaria de Habitação (SMH):

– Inscrições no Programa Minha Casa, Minha Vida

Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA):

– Vacinação antirrábica para cães e gatos
– Agendamento para castração de cães e gatos

Secretaria de Educação (SME):

– Orientações para matrículas na rede municipal para 2024
– Busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola

Secretaria de Cidadania e Procon Carioca:

– Atendimento ao consumidor sobre problemas relacionados ao consumo
– Renegociação de dívidas

Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher:

– Informações sobre vagas para cursos gratuitos e sobre os centros de atendimento a mulheres em situação de rua

Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL):

– Aulão de Zumba.

Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD):

Instituto Pereira Passos (IPP):

– Informação e divulgação do programa Territórios Sociais

IPLANRio:

– Suporte de TI para os órgãos que participarão do evento.

Defesa Civil:

– Orientação para abertura de boletim de ocorrência

Rioluz:

– Registro de demandas de reparo na iluminação pública

Fundação Leão XIII:

– Isenção para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, além de habilitação para casamento comunitário.

Detran RJ:

– Agendamento para a 1ª e 2ª vias de carteira de identidade