Programa Favela com Dignidade leva serviços gratuitos para os moradores de Acari no sábado

Publicado em 30/01/2024 - 09:43  |  Atualizado
A ação será realizada na Associação de Moradores de Acari, perto do Hospital Ronaldo Gazolla - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, leva, no próximo sábado (27/1), o programa Favela com Dignidade a Acari, na Zona Norte. A ação integrada terá a presença de secretarias e órgãos municipais e do Estado, de 9h às 14h, na Associação de Moradores de Acari. O endereço é Rua Guaiuba, 330. O local fica próximo ao Hospital Ronaldo Gazolla.

– O Favela com Dignidade em Acari irá se somar ao trabalho que a Prefeitura já vem intensificando na região, a mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Será um atendimento conjunto, com mais de 40 serviços gratuitos disponíveis para a população – disse o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Além dos serviços que serão oferecidos durante a ação integrada, o Favela com Dignidade já está executando na área intervenções como manutenção de lâmpadas apagadas, tapa-buraco, desobstrução de galerias de águas pluviais e ramais de ralos, trocas de grelhas e tampões, além de limpeza geral na região. Os trabalhos estão sendo realizados pela Rioluz, Secretaria de Conservação e Comlurb.

A iniciativa tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 24 ações comunitárias intergradas, com 34.580 atendimentos diretos.

Serviços que serão oferecidos:

Secretaria de Saúde (SMS)

– Avaliação e atualização de caderneta infantil, adolescente e adulto
– Vacinação contra covid-19 bivalente, influenza, hepatite A e B,Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B), dTpa (difteria, tétano e coqueluche) e dT (difteria e tétano)
– Orientações sobre a importância dos cuidados para prevenção da dengue, zika e chikungunya
– Orientações com a equipe da saúde bucal sobre a higiene oral e oferta de kit de higiene bucal
– Orientações sobre os males do tabagismo
– Orientações de doenças causadas pelas enchentes

Secretaria de Assistência Social (SMAS)

– Agendamento para o Cadastro Único
– Orientações para o acesso aos serviços, programas e benefícios socioassistenciais

Secretaria de Habitação (SMH)