Prefeitura faz 1.843 atendimentos em Acari com o programa Favela com Dignidade

Publicado em 30/01/2024 - 09:45  |  Atualizado em 31/01/2024 - 13:30
O programa Favela com Dignidade fez mais de 1.800 atendimentos em Acari - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou neste sábado (27/1) o programa Favela com Dignidade a Acari e registrou 1.843 atendimentos diretos. A ação conjunta foi realizada na Associação de Moradores do bairro da Zona Norte e teve a participação de diversas secretarias e órgãos públicos do município e do estado.

– Essa edição do Favela com Dignidade em Acari foi fundamental para complementar o trabalho que vários órgãos da Prefeitura vêm fazendo na  região, uma das mais afetadas pelas chuvas. Entre os serviços mais procurados estavam inscrições para o Minha Casa, Minha Vida, vacinação, dicas sobre prevenção de dengue,  zika e chikungunya, isenção para a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e para a 2ª via de certidões – disse o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Bruna Costa e sua cunhada, Gláucia Melo, foram em busca da segunda via de certidões de nascimento e de casamento.

– Perdemos tudo na enchente e, agora, vamos conseguir tirar gratuitamente a segunda via dos nossos documentos – comemorou Bruna.

A ação integrada ofereceu ainda agendamento para o CadÚnico, atendimento  sobre problemas de consumo, orientações sobre matrículas escolares para 2024, serviços de barbeiro e trancista, oficinas de tranças e design de sobrancelha, dicas sobre os cursos para jovens, informações sobre os direitos das pessoas com deficiência  e  orientações sobre matrículas escolares para 2024,

– A Secretaria de Educação veio orientar a população sobre as matrículas do ano letivo 2024. Estamos com toda a Prefeitura unida para servir o povo de Acari – destacou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A microchipagem, vacinação antirrábica e agendamento para castração de cães e gatos, oferecidos pela Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais e pelo Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) também tiveram grande procura.

– Aproveitei o Favela com Dignidade aqui perto da minha casa pra trazer meu cachorro a uma consulta com o veterinário, dar a vacina contra raiva e  microchipar – comentou Andressa Vitória, que estava acompanhada da família.

Um dos momentos mais animados do evento foi um aulão de zumba, promovido pela Secretaria de Esportes, para estimular a atividade física.

Programa visa facilitar acesso da população aos serviços públicos

O Favela com Dignidade tem por finalidade facilitar o acesso aos serviços públicos da população que vive em locais com baixos Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores. Implantado em 2021, a iniciativa está em sua 25ª edição e já realizou 36.423 atendimentos diretos.

Participaram da ação em Acari as seguintes secretarias: Saúde, Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa dos Animais, Educação, Esportes, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Juventude Carioca e Conservação, além da Vigilância Sanitária, Procon Carioca, Comlurb, Rioluz, IplanRio, Detran e Fundação Leão XIII.